quarta-feira, 21 de agosto de 2013

As novas formas de laço social via web será tema do trabalho apresentado pela psicanalista Flávia Albuquerque

A data do III Simpósio de Psicanálise se aproxima...
As vagas já estão se esgotando e a comissão organizadora vem trabalhando a todo vapor! Sem falar nos palestrantes, é claro, que têm nos enviado recortes de seus trabalhos expondo um pouquinho do que pretendem apresentar, mas acima de tudo, já nos provocam e nos fazem pensar nesses temas tão atuais...

A Flávia Albuquerque apresentará um trabalho sobre as novas formas de laço social criadas pelas redes sociais e o posicionamento do psicanalista diante disso.
Segue o que foi enviado por ela:


"Nos dias de hoje, redes sociais, sites, blogs, e outros predominam como laço social. Inúmeros anônimos, pessoas físicas e profissionais se utilizam destas ferramentas.


Com o psicanalista seria diferente?
Nunca apostei neste distanciamento. 

Sim, o psicanalista é também um cidadão. Mas é preciso se expôr tanto? Os intermináveis estudos com os pares, sobretudo sobre a transferência, nos evidenciam o quanto analisandos saberem demais da vida pessoal do psicanalista pode interferir de forma bastante perigosa no manejo da transferência e na condução do tratamento.

Para preservar a nossa história, há ferramentas de privacidade destes meios virtuais onde podemos escolher quem vê certas postagens. As pessoas do círculo de amizade de um psicanalista, podem e são bem vindos a ter notícias do nascimento de um sobrinho, das últimas conquistas, das viagens... mas há necessidade de abrir deliberadamente para todos? 

Outro ponto IMPORTANTÍSSIMO é fazer valer a ética para além do setting analítico. Oferta de alívio de angústia em nome da psicanálise via rede social? Uma espécie de "fala que eu te escuto"? 

Me faz lembrar que "A presença do analista" é uma expressão usada por Lacan em seu seminário, livro 11 (Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise) para colocar o psicanalista no campo de uma FUNÇÃO. Para além da presença física, lógico, mas não anulando por completo esta! Que seja frisado!! Uma função, uma presença simbólica garantindo e testemunhando a presentificação do inconsciente.


Rede social é uma ferramenta interessante. Também para a psicanálise. Mas como todo instrumento, é preciso usar com certos critérios." 




Flávia Albuquerque
21 9792-8326
Mariz e Barros, 176 sl. 803 – Icaraí
Visconde de Pirajá, 351 sl. 303 – Ipanema 
http://www.flaviaalbuquerque.com.br/
http://pontolacaniano.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário