quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Psicose e arte: reabertura do Complexo Cultural Museu Bispo do Rosário


O Complexo Cultural Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea ( http://www.museubispodorosario.com/ ) localizado dentro do espaço da antiga Colônia Juliano Moreira reabre com  as mostras coletivas Ressuscita-me e Sem Fronteira, com curadoria de Wilson Lazaro.
No dia 23 de março foram abertas as mostras coletivas Ressuscita-me e Sem Fronteira, com curadoria de Wilson Lazaro. Além das obras do Arthur Bispo do Rosário, também são expostos trabalhos inéditos de ex-internos da Casa de Saúde Dr. Eiras/Paracambi-RJ e artistas convidados como Heleno Bernardi, Carmen Calvo, Miroslaw Balka, entre outros.
- Na Galeria 1, a exposição coletiva “Sem Fronteiras” é composta de pinturas, fotografias, vídeos e instalações. As obras expostas transgridem o limite entre a loucura e sanidade, apresentando zonas de invisibilidade e preconceito. Nela é exibida a arte que rompe limites, que reorganiza paradigmas. Na serie apresentada por Javier Tellez, o próprio artista considera como um “passaporte cinematográfico para permitir que as pessoas de fora possam estar dentro”. A exposição ainda traz trabalhos dos artistas Anna Maria Maiolino, Cildo Meireles, Arthur Bispo do Rosário, Alexandre Navarro Moreira, Laila Demashqieh, Miroslaw Balka, Wagner Malta Tavares e Aurora dos Santos.
- “Ressuscita-me”, exibida nas Galerias 2 e 3, expõe pela primeira vez os trabalhos de pacientes que foram  internos da Casa de Saúde Dr. Eiras/Paracambi-RJ, uma instituição manicomial que sofreu um processo de intervenção do estado em 2000  e culminou com seu encerramento em 2012. A mostra, que evidencia a sensibilidade dos criadores, tem participação de artistas convidados: Heleno Bernardi, Graciela Sacco, Artur Barrio, Jhafis Quintero, Carmen Calvo e Arlindo Oliveira.

Para essas exposições, Wilson Lazaro selecionou obras que fazem parte do conceito do Complexo Cultural: um ambiente de transformação através do encontro com a arte, que possibilita a construção de novas ressignificações. “Um espaço que promove a ampliação do acesso à cultura e a valorização do desenvolvimento humano”, diz Wilson. E completa,  “queremos formular e gerir, através do diálogo com a sociedade, projetos culturais que enfrentem o desafio da democratização do acesso e da garantia da diversidade social e cultural”.

Sobre o Complexo Cultural Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea
Localizado no bairro da Taquara, na antiga Colônia Juliano Moreira, o Complexo Cultural Museu Bispo do Rosário começou a ser construído na década de 80 em homenagem ao grande artista Arthur Bispo do Rosário, que viveu 50 anos na Instituição. Lá ele confeccionou seu acervo de 806 obras. Dentro dele funcionam a Escola Livre de Artes/ ELA – e um Conjunto de Galerias, tudo vinculado ao Instituto Municipal de Assistência à Saúde Juliano Moreira.

Sobre o Arthur Bispo do Rosário
Arthur Bispo do Rosário (1909-1989) viveu 50 anos em uma instituição psiquiátrica carioca de caráter manicomial, onde produzia as suas obras caracterizadas pelo colecionismo, catalogação e ordenação compulsiva de objetos dos mais variados. Estes eram, muitas vezes, revestidos com linhas de costuras azuis obtidas de seu próprio uniforme de interno. Também utilizava suportes diversos e palavras, como os nomes próprios ou outras de cunho ficcional impreciso.
Apesar de não ter passado por qualquer educação formal, seus trabalhos aproximavam-se de movimentos como: Dadaísmo, Surrealismo, Artes Contemporânea, Conceitual, Concreta e Neoconcreta. Em 1995, seu trabalho foi apresentado na 46ª Bienal de Veneza, o primeiro importante evento que o levaria ao reconhecimento internacional. Hoje, Bispo figura na galeria dos mais importantes artistas contemporâneos do país e possui 804 obras catalogadas.

Serviço:
Visitação 25 março a 14 setembro 2013
Segunda–feira a sábado, das 10h às 17h
Entrada franca | Estacionamento gratuito
Complexo Cultural Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea 
Estrada Rodrigues Caldas, 3400 – Edifício Sede

Taquara – Jacarepaguá


Nenhum comentário:

Postar um comentário